sexta-feira, 21 de junho de 2013

Como trabalhar formas geométricas com sucata

Oie!

E vamos para mais uma sugestão de atividade com reciclagem ou sucata... pra quem quer uma ideia para trabalhar as figuras geométricas com a turma de forma bem consciente esta é a dica perfeita. 

O trenzinho colorido 
A dica é construir um trem gigante de EVA, papel ou papelão pintado, com muitas cores, com quatro vagões e a locomotiva. Em cada vagão colocar a forma de um: círculo, triângulo, quadrado, retângulo. A dica é recortar com os alunos figuras geométricas em revistas, objetos cotidianos, confeccionar outras em EVA e cartolina, mas principalmente usar materiais reciclados. Divida a turma de forma que cada um fique responsável em encontrar os materiais correspondentes:  círculos - CDs, pratos descartáveis; quadrados: caixas de papelão, disquetes; retangulares: caixa de creme dental, caixa de palito de dente... e assim por diante! Agora é só distribuí-las e colá-las no vagão correspondente.

Completando formas
Apresentar aos alunos círculos, triângulos, quadrados e retângulos sobre uma tira de papel colada na parede. Os alunos selecionarão a forma ou as formas que mais gostem e, a partir destas, utilizando um marcador ou giz, farão um desenho que integre as formas escolhidas. Cada aluno irá sugerindo ideias... Todos poderão continuar o desenho e adicionar novas formas e os demais dirão suas "mudanças".

DICA: Ao final sugerir que escrevam o nome de cada coisa.
Já já tem mais!

Nenhum comentário: