sexta-feira, 2 de agosto de 2013

10 dicas indispensáveis para professores do maternal

Com o objetivo de enriquecer e facilitar o trabalho do professor de educação infantil, em especial do maternal, segue algumas sugestões de atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar. As dicas são muito importantes para te ajudar com estas turma!


  1. Estimule e incentive a criança de forma tranquila e gradativa, você precisa ter muita paciência com esta turminha...
  2. Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada. 
  3. No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto. 
  4. Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. 
  5. Conte histórias infantis, porém curtas, uma criança pequena não consegue manter sua atenção em uma coisa só por muito tempo.
  6. Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo. 
  7. Não se esqueça de trabalhar com fantoches, dedoches, bonecos... apresente músicas e histórias com este material, isto fará com que eles aprendam bem mais rápido!
  8. Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem. 
  9. Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos. 
  10. Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.