quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MELECA - Artes visuais com sagu

Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo. A vivência artística da criança será mais rica se ela tiver acesso a tintas, pincéis, lápis e canetas. Que tal realizar com sua turma uma atividade com sagu?


IDADE De 1 a 2 anos.
TEMPO De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina ou outro tipo de papel e sagu no sabor morango ou uva.

OBJETIVOS Explorar os materiais (sagu e papel); perceber a marca pessoal; construir a auto-imagem;  ordenar formas; e relacionar sensações corporais e registro gráfico. Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas a imprimam sobre o papel. Você pode pintar a sua e fazer a demonstração. Não faça o trabalho por elas. Dê liberdade de movimentos aos pequenos, mesmo que não façam carimbos, mas pinturas livres. Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés, que pode ser feita com as crianças que já andam. Elas podem imprimir os pés enquanto caminham sobre um papel comprido. 

Chame a atenção para o fato de as marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta é gasta.