segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Projeto de Socialização - Maternal I e II

Oi gente!!!


Durante o processo de socialização na escola, a criança começa a se dar conta que não é o centro do universo e que há regras para uma convivência saudável, que precisam ser obedecidas e respeitadas. Este projeto tem por objetivo te ajudar nesta importante tarefa.

Clique nos links para ver o projeto completo.
Aproveitem!!!
Veja também: Atividades para berçário. São idéias fantásticas pra você mesma fazer... Bjocas!

Brincadeiras de Adaptação - Mini Maternal

Oi gente!

Estou postando algumas sugestões de atividades para trabalhar com o mini maternal, berçário e creche... são dinâmicas para deixá-los mais a vontade na sala de aula e ajudá-los na fase de adaptação.


A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao tororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

TEATRO DE BONECOS
IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como:- Quem trouxe você para a escola hoje?- Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque?- Você já tomou lanche?

MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ
IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Canetas hidrográficas, papel e envelopes.
OBJETIVOS: Tranqüilizar-se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário,guarde o desenho com as demais atividades.

PAPAI VEIO BRINCAR
IDADE: De 3 meses a 1 ano.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala ampla.
MATERIAL: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO: Decore o ambiente com os panos.Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.

JOGO DAS EXPRESSÕES
IDADE:De 2 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOS: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.
PREPARAÇÃO: Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.

Créditos para Mabilee.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Moldes para painéis diversos

Olá meninos e meninas!!!

Como eu vi que muita gente ainda está precisando de moldes para fazer seus painéis em EVA e que todo mundo adora moldes, eu vim postar aqui mais uma dica para a decoração da sua sala de aula... 

Estes moldes que eu estou disponibilizando aqui são muito lindos, pra quem quer fazer aí vai a DICA: usando os moldes abaixo você faz seus painéis de chamadinha, números, tempo, ou qualquer outro que preferir. Pra isto basta acrescentar o EVA quadrado ou retangular ao desenho da crianças e acrescentar o conteúdo. Super fácil!

Então vamos conferir os moldes??? Tem menino e menina para painel, sentadinhos segurando a placa, ótimos para trabalhar com maternal...



Tem também menino e menina em pé que dá pra usar ao lado de qualquer painel, como aniversariantes, tempo, etc.


 E tem o menininho pra usar no Cantinho da Leitura, mas que pode ser adaptado para plaquinhas de porta ou de identificação.
 Já venho. Créditos para Piffer.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Lembrancinhas - Dedoches de feltro

Oi meninas e meninos!

Esta é mais uma postagem com sugestão de lembrancinha para sua volta às aulas!!! Mas esta dica server também pra qualquer data comemorativa, ou para festinhas e tals... todo mundo adora fantoches, as crianças nunca esquecem as histórias contadas com estes personagens pequenos e fofos!!!

Estes que estou postando aqui são fantoches de animaizinhos feitos em feltro, perfeitos para presentear... super fáceis de fazer com pequenos pedaços de feltro ou de EVA. Tem moldes!!!

DICA: A lembrancinha fica ainda mais perfeita se você fizer um saquinho de feltro ou TNT pra colocar os dedoches dentro.... pode apostar! Clique para ampliar os moldes!
 Beijos!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Caixa Pedagógica reciclada para encaixes

Olá gente!!!

Se você está com uma salinha de maternal ou outra turminha pequena não se esqueça desta dica pedagógica: é indispensável ter em sua sala uma caixa de papelão decorada pra turminha entrar dentro, brincar e desenvolver várias habilidades!

Sem ideias? Confira aí nossa dica com reciclagem...
Vamos fazer?

- Consiga uma caixa grande, de geladeira, televisão, freezer ou outra.
- Faça cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas, tudo muito bem colorido e bem decorado!!!


Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas que surgirão deles mesmos.

Fotos da revista Maestra.