sábado, 31 de agosto de 2013

Caixa de papelão decorada com dinossauro

Alguém me pediu uma dica para decorar a sala com dinossauro...
Veja que fofa esta dica com reciclagem: uma caixa de papelão com dinossauro que serve tanto para decorar quanto para guardar brinquedos.

Ótima para salinha de maternal, creche e berçário que tem muitos brinquedos!!!
Caixa de papelão decorada para guardar brinquedos

Materiais necessários

  • Caixa de papelão; 
  • Tinta guache; 
  • Pincel para contorno. 
Como que faz?
Faça a pintura na caixa e só depois cole o resto da cabeça do Dino, para reforçar cole um pedaço de eva entre a caixa e o pescoço do animal. Amei a dica!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Flores com forminhas e palitos de picolé

Oieee!!! 

Estas flores estão um mimo e também muito fáceis para fazer com a turminha do maternal ou berçário... você vai precisar somente de forminhas de doces, palitos de picolé e enfeites variados como lantejoulas, botões, papéis, algodão... depois de prontas você pode usá-las em cartões, como lembrancinhas ou onde sua imaginação te der espaço! Linda ideia para  primavera... 
A dica é deixar cada criança trabalhar com o material escolhido. Estas aqui achei estas no Kiboomu.

Também feitas com forminhas estas flores estão mais requintadas... para fazer você vai precisar de várias forminhas cortadas sobrepostas... depois faça o miolo como preferir. Do blog da Gabriela.
Outra idéia linda, que serve também como porta retrato!!!
Beijinhos!!!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Projeto Alimentação - Maternal

Oi gente!!!

Estou postando este lindo projeto para trabalhar o tema Alimentação saudável com a turminha pequena... confira! 
alimentação saudável
Mini Maternal do Colégio Crescer PHD
Educação Alimentar

Tema: Oba! Hoje é dia de fruta!
Temo previsto: Dois meses (3 e 5 feiras)
Turma: Maternal (2 e 3 anos)

Objetivos:
•Incentivar aos bons hábitos alimentares;
•Identificar as preferências alimentar dos alunos;
•Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
•Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde dando ênfase as frutas;
•Identificar cores, textura e os diferentes sabores das frutas.

Atividades:
•Experimentar todas as frutas separadamente
•Confeccionar cartazes e registros
•Trabalhar com as frutas de plástico
•Brincar com teatro de varas das frutas
•Fazer receitas com as frutas (Vitamina de banana, Suco de laranja, Bolo de casca de maçã, Musse de maracujá, Danone de morango, Sacolé de uva e Espetinho de fruta com chocolate)
•Pintura à dedo
•Classificação das frutas quanto a cores e tamanho

Culminância: Confecção de um livro gigante com registro de todas as atividades realizadas durante o projeto. Confecção de frutas gigantes com jornal. Anexar fotos, registros de fala, desenhos, colagens, receitas e pesquisas.

sábado, 24 de agosto de 2013

Porta retratos com tampas de sorvete

Sugestão super criativa para fazer com a turma do berçário ou maternal no projeto identidade, ressaltando ainda o tema da conscientização de proteger e salvar salvar o meio ambiente. 
lembrancinha projeto identidade
Super dica do UMEI São Vicente.
Depois de trabalhar o projeto com a turma, colete várias tampas de potes de sorvete e fotos dos alunos. Você também pode imprimir as fotos. Recorte-as e cole nas tampas. 

Depois é só decorar com tinta auto relevo com capricho!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dicas para trabalhar Semana da Pátria

É isto aí gente linda do blog, é hora de pintar tudo de verde e amarelo, a semana da pátria já está chegando... aqui postamos algumas dicas de atividades que podem ser realizadas com a turma mais pequena, tome nota!!! Algumas sugestões para aprender e fazer:

  • Hora de colocar fitinhas verde e amarelo na garotada, valorizar o Hino da Independência, cantando, trabalhando a letra e quem sabe fazendo um karaokê (tem o hino cantado, instrumental e play back no blog)!!!
  • Faça uma lista verde e amarela no caderninho das crianças durante a semana toda, eles vão adorar!!!
  • Veja que idéia legal da Cleuza: Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... quem sabe no muro da escola?
  • Idéia legal da Escola sem Mimeógrafo: colocar 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.

  • Outra idéia: Com papel pardo faça um painel com o desenho da Bandeira e colar os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?
  • Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo. Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações. A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores. Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos "brasileirinhos mais carentes".
    Beijos a todas as amigas lindas que estão sempre no blog!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Plano de aula para a primavera - Leilão de Jardim

Plano de aula para trabalhar com maternal na primavera, com o poema 'Leilão de jardim' de Cecília Meirelles. A cada dia da semana, montar uma página do livro com colagem, pintura, origami ou outra técnica que preferir. Abaixo sugerimos a realização do trabalho com carimbo das mãozinhas... Para a realização das atividades relacionados, temos várias sugestões nos links.

Objetivos: Despertar o interesse pela arte e por poemas e conscientizar sobre a proteção aos bichinhos e a natureza. Desenvolver a coordenação motora, o gosto pela arte e ampliar o conhecimento a autora em questão. Do blog Gente Miúda.

Página 01 - Jardim e borboletas com carimbo das mãos.
Oficina - Borboletas com rolos de papel higiênico, com guardanapo ou tampinhas pet.


Página 02 - Passarinhos e ovos com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Passarinhos com pratos descartável, dobradura, ou rolo de papel higiênico.

Página 03 - Sol e caracol com carimbo dos dedinhos e mãos.
Oficina: Caracol com dobradura de papel, caracol com recorte de papel e sol com recorte e alinhavo.

Página 04 - Lagarto com carimbo das mãos.
Oficina: Lagarto com massinha ou rolo de papel higiênico.

Página 05 - Formigueiro, formigas e sapo com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Formigas com massinha e origami, sapo com copo descartável, prato de papel e dobradura

Página 06 - Cigarra e grilo com carimbo dos dedinhos.
Oficina: Cigarra com origami e com pega moscas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Carimbo com verduras para primavera

Oie!

Esta é uma técnica muito criativa para trabalhar com a turminha... o carimbo com batatas já é bem conhecido pelos educadores, mas que tal aproveitar outros alimentos para carimbar com os alunos? Ótimas dicas para trabalhar nesta primavera!!!

Pra começar, carimbo com aipo, rosas perfeitas!


Que tal carimbar com acelga?

As florzinhas feitas com carimbo de quiabo ficam uma graça, confira!

Projeto para maternal - Grandes artistas

Através deste projeto você vai ver que eles adoram imitar e são realmente grandes artistas. O projeto tem por objetivos conhecer diversos pintores e suas principais obras, associar a arte ao cotidiano, criar releituras dos quadros utilizando diversas técnicas e materiais, manusear diversos materiais explorando diferentes texturas e formas e prender a trabalhar coletivamente. 
Etapas do trabalho
No primeiro momento, relacione os pintores e suas obras e depois mantenha o foco no contato dos diversos materiais para a construção das próprias obras, relacionando com o conteúdo anterior.

Partes do corpo e autorretrato
A primeira atividade de Arte será associar partes do corpo humano, ajude-as a  montar o seu primeiro quadrinho com autorretrato! Veja como fazer.

1. Distribua folhas de papel sulfite e peça que as crianças desenhem elas mesmas com giz de cera. Previamente, proponha atividades de esquema corporal, como olhar-se no espelho. Nessa idade, as crianças estão iniciando a construção dos desenhos, então alguns ainda não apresentam traços que demonstrem a intenção de um rosto ou um corpo, mas elas podem estar ali em seus garranchos.

2. Distribua palitos de sorvete para que colem em volta do desenho formando uma moldura de retrato.

3. Distribua fios de lã para que colem no palito de sorvete de forma que possam pendurar na parede. Deixe que levem a sua primeira obra para casa.

Expressões faciais e a obra "Monalisa"
Quando se estuda o corpo humano, deve-se falar também sobre expressão facial. E, nesse contexto, faça a releitura da obra "Monalisa", do italiano Leonardo da Vinci. Depois de apresentar o pintor e sua obra aos pequenos, traga para a sala uma reprodução de "Monalisa" colada em cartolina e peça que as crianças procurem em revistas outros olhos, narizes e bocas que pudessem recortar e colar num grande cartaz, em volta da silhueta da Monalisa.

Volpi e a fachada das bandeirinhas
Ainda dentro do contexto das partes do corpo e do autorretrato, faça com as crianças um cartaz coletivo baseado na obra "Fachada com Bandeiras", do brasileiro Alfredo Volpi. Primeiro, apresente a obra aos alunos e deixe um tempo para observação. Depois, traga  a obra reproduzida em cartolina com espaço para que as crianças desenhassem os seus rostos nas janelinhas. Cada criança pode escolher uma janelinha e fazer o seu autorretrato com canetinha hidrográfica.

Kandinsky e as formas geométricas
Ao entrar no conteúdo das formas geométricas, aproveite para apresentar a obra de Kandinsky, artista russo, que se tornou um grande nome da arte abstrata. Veja como trabalhar com seus alunos.

1. Traga uma grande reprodução da obra "Sobre Pontos", de Kandinsky, e exponha para os alunos.

2. Distribua folhas de sulfite e várias formas geométricas recortadas em papéis coloridos.

3. Peça que as crianças reproduzam a obra em suas folhas fazendo colagem das formas recortadas. Exponha os trabalhos na escola!


Frutas de Lederman

Ao estudar os alimentos e a importância das frutas para a nossa saúde, colete obras de Lederman, artista que colocava muitas frutas em seus quadros. Após apresentá-las às crianças, sugira que desenhem as frutas que conhecem numa parece de azulejos da escola!

Brincadeiras de criança
Quando as professoras entraram no tema das brincadeiras infantis, apresente a obra "Meninos Pulando Carniça", do brasileiro Cândido Portinari. A partir dela, monte um grande quebra-cabeças da seguinte forma:

1. Faça duas reproduções bem grandes da obra. 
2. Recorte uma delas em quatro ou cinco pedaços.
3. Peça aos alunos que montem o quebra-cabeças.


Culminância

Todos os trabalhos de Arte do projeto devem ser expostos na mostra da escola, agrupados em um grande livro. As famílias e as crianças poderão conferir tudo que produziram ao longo do projeto e todos os artistas e obras que conheceram.

Releitura de Picasso no maternal

Oi gente!
Sugestão de atividade para quem vai trabalhar as obras de Picasso no maternal e creche...  

A dica é para 'brincar' de Picasso, fazendo poses e tirando fotos.. 
releitura de picasso no maternal

Depois distribua folhas em branco e deixe as crianças pintarem a vontade, imitando Picasso!!!
Picasso, do Instituto Cordeirinho.
Lindo!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tinta alto relevo para brincar no banho

Oie!!!

Vamos fazer pintura em relevo para as crianças brincar na hora do banho? Ótima ideia para quem trabalha com berçário, mini maternal... Eles adoram!
INGREDIENTES: 
1 xícara de sabonete infantil ralado
1/2 colher de sopa de corante alimentício
3/4 de xícara de água quente
Outros: potes para misturar e binasgas de catchup para colocar a mistura. 
Sugerimos usar um sabonete para pele sensível, já que a criança irá manuseá-lo. 

MODO DE FAZER:
Use seu liquidificador ou processador de comida para misturar, assim terá uma consistência espessa. Adicione a xícara com os flocos de sabão ralado e coloque a água quente gradualmente. Verifique se a água está quente! O 3/4 de xícara de água é uma sugestão, pare de adicioná-la no momento em que tiver uma textura espessa, mas ainda macia. A última etapa é misturar a massa com a tinta, para isso pode usar potes com palitos de picolé, a brincadeira permite assistir as cores se misturarem, uma lição prática na teoria das cores. 

Depois de pronta, coloque a mistura na bisnaga, a espessura da tinta realmente deixa a textura em alto relevo. Quando acabar toda a tinta da bisnaga, a criança pode misturar e brincar com os dedos. 

Limpar tudo é muito fácil. Basta molhar a pintura com a água do chuveiro e assistir as cores desaparecerem sob o jato d'água, essa etapa também faz parte da diversão!

Do blog Dicas pra Mamãe.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Trabalhando com música - A Dona Aranha

Sugestão de atividade para trabalhar Cantigas de Roda com maternal no folclore...

Esta ideia eu criei e trabalhei quando estava em sala de aula, com maternal. Pra trabalhar a música, fizemos a Dona Aranha na sala, com os alunos,  com pedaço de caixa de papelão e lã. Depois de pronta, penduramos em um gancho com um barbante bem grande, pra puxar pra cima e pra baixo, enquanto cantávamos a música!

Simples né? As crianças ficam maravilhadas: "Minha vez, tia Mari!!!" Vamos cantar?

A DONA ARANHA
A DONA ARANHA SUBIU PELA PAREDE,
VEIO A CHUVA FORTE E A DERRUBOU!
JÁ PASSOU A CHUVA...
E O SOL JÁ VEM SURGINDO,
E A DONA ARANHA CONTINUA A SUBIR...

ELA É TEIMOSA 
E DESOBEDIENTE
SOBE, SOBE, SOBE, E NUNCA ESTÁ CONTENTE!

Fica a dica para usar em sua sala de aula.

Centopeia com fotos para a sala

Olá!!!!!!!!!!

Esta é mais uma ideia para colocar uma centopeia na parede de sua sala. De EVA ou de papel, esta centopeia é uma forma super original, ótima para trabalhar projetos de identidade com a sua turma se relacionar e interagir.
Se quiser dar um toque ainda mais especial em seu trabalho, recorte círculos dentro da centopeia, recorte as fotos redondas e cole em cada parte, como eu fiz no molde abaixo...
Fui!

Plano de aula - Crianças na cozinha

Objetivos
- Interagir com os colegas
- Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação
- Ter um contato inicial com as noções de peso, quantidade e volume
- Compreender que materiais (neste caso, os alimentos) podem ser divididos em partes menores 
- Adquirir hábitos saudáveis de alimentação
Anos
Pré-escola (3 a 6 anos)

Tempo Estimado
4 aulas 

Materiais necessários 
-Utensílios de cozinha
-Ingredientes para as receitas 
-Forno, fogão ou micro-ondas (veja qual é mais adequado para sua receita)

Introdução
Cozinhar na pré-escola é uma boa oportunidade para estimular a interação do grupo, já que a culinária permite às crianças colocar a mão na massa e compartilhar o que sabem. Aproveite este momento para apresentar uma alimentação mais saudável, introduzir algumas grandezas matemáticas como volume, peso e quantidade (conceitos que serão melhor compreendidos nos anos seguintes do Ensino Fundamental) e usar as receitas como um pontapé para a turma ganhar intimidade com os textos.

Desenvolvimento
1ª etapa
Antes do primeiro encontro, comunique às famílias dos pequenos sobre a atividade que será desenvolvida. Você pode confeccionar um cartaz informando o dia e horário ou escrever nas agendas, caso não encontre os responsáveis pessoalmente. 
Peça também que as crianças tragam de casa diferentes receitas de pão. Selecione quais considera mais adequada para preparar. Não esqueça de levar em conta as condições da cozinha da sua escola. 

2ª etapa
Prepare com antecedência o espaço para cozinhar e separe ingredientes e utensílios. Levante os conhecimentos prévios dos pequenos: pergunte quem já viu alguém fazendo pão e peça que conte como foi. Questione também que ingredientes eles acham que são usados para produzir esse alimento tão comum. 

3º etapa
Logo após, leia a receita que você escolheu em voz alta e separe, junto da turma, as medidas necessárias indicadas no texto. Enquanto lê, faça perguntas como:

- Quantos ovos vamos usar? 
- E quanto de leite será necessário?
- E farinha? Vamos usar que quantidade?
- A maneira como medimos a farinha, o leite e os ovos é a mesma? Vocês notam que há diferenças entre as medidas?

Conforme o andamento da receita, questione ainda mais a turma e faça as observações necessárias:

- Esta receita será o suficiente para 10 crianças, somos em x quantas receitas vamos fazer?
- E se fizermos duas receitas, vamos precisar de quantos ovos? 
- Se os pães são pequenos, quantos podemos fazer com esta massa? E se for grande, quantos serão?
- Se não utilizarmos muita açúcar este pão ficará com que sabor? E se o recheio for de frutas?

Quando a massa estiver pronta, dê um pedaço para cada aluno sovar. As crianças devem participar de todo o processo. Desde a separação dos ingredientes, o manuseio até a degustação. Vale destacar que o forno só pode ser manipulado por um adulto. Não deixe de degustar o pão com as crianças! Separe outros encontros para fazer outras receitas de pão. 

4ª etapa
Proponha que as crianças montem receitas de pães próprias levando em consideração a quantidade de açúcar e sal na massa. Alerte que sal ou açúcar em excesso são prejudiciais à saúde. 

Destaque também que é importante incluir ingredientes, tanto no recheio quanto na massa, mais saudáveis como verduras e legumes. Com a adição de vegetais, além de mais saudável o pão fica mais colorido! 

5ª etapa
Após a confecção de algumas receitas, proponha que as crianças criem uma própria. Você pode usar uma receita bem básica como padrão e sugerir que incrementem com o que desejarem. Eles podem mudar a cor, adicionando, por exemplo, beterraba. No lugar do leite, usar suco de laranja ou de cenoura. Para tal, deixe uma mesa com ingredientes diversos à disposição das crianças. Não esqueça de selecionar alimentos saudáveis e nutritivos. 

6ª etapa 
Crie com o grupo um registro das receitas criadas. No final, você pode compartilhar com as famílias e o resto da escola no formato de um livro de culinária da turma. 

Avaliação
Observe, ao longo das etapas, se os pequenos conseguiram dividir com todos os conhecimentos que possuem sobre o tema trabalhado. Analise também se eles refletiram sobre as medidas e as escolhas dos ingredientes durante o preparo dos pães. E perceba se a atividade ajudou os pequenos a trabalharem em grupo e a cooperarem entre si.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Projeto bichinhos de jardim para maternal

Projeto de educação infantil para trabalhar com as turmas do berçário e maternal na primavera.

Objetivo
Compreender a importância dos animais para nosso meio ambiente e o amor pelos mesmos.

Objetivos específicos
  • Identificar o habitat de cada animal
  • Definir a classe dos animais em estudo
  • Trabalhar as motricidades fina e ampla e o senso crítico
  • Desenvolver o gosto por vários tipos de textos, pela leitura e pela pesquisa.
  • Descrever características físicas dos animais.
  • Identificar a utilidade de alguns animais para os seres humanos.
  • Desenvolver o hábito da leitura e da pesquisa.
  • Desenvolver a oralidade e expressão corporal.
  • Trabalhar o raciocínio lógico, sequenciar, classificar elementos.
Conteúdos
Dinâmicas, brincadeiras, musicalização, montagem de livros, atividades físicas hora do conto, oficinas de sucata, montagem de murais e pesquisas.

Culminância
Exposição de algumas das atividades desenvolvidas ao longo do projeto.

Avaliação
Feita de forma qualitativa, processual e contínua com observações sobre o interesse e envolvimento em atividades coletivas e individuais.

Atividades
Hora do conto - Musicalização e rodinha - Artes com sucata - Brincadeira com terra (minhoca)  - Brincadeiras

Atividade com sucata - tampinhas pet

Atividade com carimbo dos dedinhos

Músicas
Uma minhoquinha faz ginastiquinha
Uma minhoquinha faz ginastiquinha...
duas minhoquinhas fazem ginastiquinha...
três minhoquinhas fazem ginastiquinha...
quatro minhoquinhas fazem ginastiquinha...
cinco minhoquinhas fazem ginastiquinha ...
Um minhocão faz gisnasticão,
um minhocão faz gisnasticão!

seis minhoquinhas fazem ginastiquinha,
sete minhoquinhas fazem ginastiquinha,
oito minhoquinhas fazem ginastiquinha,
nove minhoquinhas fazem ginastiquinha,
dez minhoquinhas fazem ginastiquinha,
Um minhocão faz gisnaticão,
um minhocão faz gisnaticão!

Minhoca me dá uma beijoca
Minhoca, minhoca me dá uma beijoca
Não dou, não dou
Então eu vou robar
Smack, smack!!!
Minhoco, minhoco você é mesmo louco
Você beijou errado, a boca é do outro lado

Brincadeira e música
Com minhocão feito com tecido ou TNT puxando pra cá, puxando pra lá:

Dois patinhos na lagoa
Dois patinhos na lagoa começaram a nadar, a nadar.
Quando viram uma minhoca começaram a puxar.
Puxa pra cá, puxa pra .
Cuidado pra minhoca não arrebentar.

Puxa pra cá, puxa pra lá,
Cuidado pra minhoca não arrebentar, arrebentou!

Jardim e Bichinhos com os Dedinhos

Pra quem vai trabalhar o projeto de educação infantil 'Bichinhos de jardim' na primavera com as turmas do maternal e berçário aí vai uma dica.. lindos bichinhos feito com carimbo com os dedinhos... amo esta técnica! E este jardim cheios de flores e Bichinhos de Jardim tá a coisa mais linda do mundo!!!









Beijinhos a todos!!!

Bichinhos feitos com tampinhas pet

A primavera já vem aí... quem vai trabalhar bichinhos de jardim com Maternal?

Veja como fazer vários animaizinhos com tampinhas de garrafa pet... veja que criativo que fica o resultado deste trabalho realizado com as turmas da educação infantil. Vocês também podem usar a dica para fazer para o dia dos animais em outubro, ou falar sobre o meio ambiente!!!
bichinhos de jardim com tampinhas pet
Tem abelha, sapinho, joaninha, realmente uma graça!

DICA: Use a dica para fazer enfeites, lembrancinhas, ímã de geladeira ou apenas brinquedos reciclados. Depois de prontas as peças também podem ser usadas em um mural ou painel da primavera.

OUTRA DICA: Meninas vocês podem fazer e sugerir um tema: ADOTE um bichinho e ajude a salvar o meio ambiente!!! Junto com eles, coloque nome no bichinho e eles levam pra casa cheios de alegria!!!!!!!!!!!!! E ainda aprendem uma lição sobre reciclagem!!!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MELECA - Artes visuais com sagu

Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo. A vivência artística da criança será mais rica se ela tiver acesso a tintas, pincéis, lápis e canetas. Que tal realizar com sua turma uma atividade com sagu?


IDADE De 1 a 2 anos.
TEMPO De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina ou outro tipo de papel e sagu no sabor morango ou uva.

OBJETIVOS Explorar os materiais (sagu e papel); perceber a marca pessoal; construir a auto-imagem;  ordenar formas; e relacionar sensações corporais e registro gráfico. Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas a imprimam sobre o papel. Você pode pintar a sua e fazer a demonstração. Não faça o trabalho por elas. Dê liberdade de movimentos aos pequenos, mesmo que não façam carimbos, mas pinturas livres. Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés, que pode ser feita com as crianças que já andam. Elas podem imprimir os pés enquanto caminham sobre um papel comprido. 

Chame a atenção para o fato de as marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta é gasta.

Cenário para teatro de fantoches com caixa de papelão

Linda sugestão de atividade para educação infantil. 

Faça você mesma seu cenário para teatro de fantoches, usando uma caixa de papelão encapada com papel, eva ou tecido. Dica super bacana para contar histórias para a turminha... Vamos aprender?
cenário para teatro de fantoches feito com caixa de papelão
Você vai precisar de uma caixa de papelão retangular, encapada. Decore a seu gosto. Na parte de trás, cole um papelão maior, para dar suporte ao cenário. Recorte dois círculos para colocar as mãos.



Dica para trabalhar cores com berçário

Usando bolas plásticas coloridas com desenhos de animais você pode fazer este divertido jogo para a turminha do berçário. Amei a dica de usar a banheira para colocar as bolas.
Pra fazer o jogo: use bolas de plásticos ou faça bolas com reciclagem de jornal. Cole imagens de animais recortados de revistas ou impressos. Brinque com a turma fazendo jogos de sequência de cores, agrupando as cores iguais em caixas, estudando as família dos animais, etc. Explore o conhecimento dos alunos perguntando: "Que bichinho é este?" 'Como ele faz?', o cachorrinho faz 'au, au, au', o gatinho 'miau'. 

Como para trabalhar cores com maternal

Esta é uma proposta pedagógica bem fácil de ser aplicada com turmas pequenas, nos projetos de educação infantil... Que tal adaptar para sua turma? A proposta vai trabalhar concentração, coordenação motora e conhecimento das cores. Vamos aprender?
 dica para trabalhar cores no maternal
A dica é super simples e econômica: pegue uma caixa e pinte ou encape nas cores sugeridas. Compre prendedores de roupa plásticos nas mesma cores ou pinte prendedores de madeira. Coloque os prendedores na caixa e tampe, esta será uma caixa surpresa. Na sala de aula convide os alunos a olhar dentro da caixa. Pergunte a eles se conseguem abrir e fechar os prendedores. Faça isto com eles, ajudando-os neste movimento. Depois, convide-os a colocar os prendedores em suas cores indicadas.

Como montar uma Bebeteca na sua escola

Ler para bebês estimula as linguagens oral e escrita, promove a capacidade representativa e simbólica. Mesmo antes de saber falar, sentar ou segurar um livro, os bebês podem e devem ter histórias em sua rotina. 

como montar uma bebeteca em sua escola

Quanto mais cedo a leitura for introduzida na vida dos pequenos, melhor, pois isso faz com que eles aumentem o  vocabulário e passem a se expressar melhor. Por volta dos 6 meses de idade, textos e ilustrações já são compreendidos como reproduções da realidade e do mundo simbólico.

08 motivos para ler para os bebês - Os bebês leitores:
  1. Possuem vocabulário mais extenso.
  2. Têm mais oportunidades de falar e se expressar.
  3. Fazem mais associações.
  4.  Aprendem as noções de causalidade e tempo.
  5. Desenvolvem a capacidade representativa e simbólica por meio da escrita, da ilustração, da fotografia e da imagem.
  6. Adquirem um repertório maior de histórias.
  7. Desenvolvem a capacidade de concentração.
  8. Aprendem a ouvir.

Quando o bebê ouve uma história e tenta repetir as palavras, desenvolve as linguagens oral e escrita, mesmo que ainda não saiba falar ou ler. Ler para as turmas de creche e pré escola requer  rotina, muitos livros e um espaço planejado.O ideal é promover a atividade de leitura diariamente, respeitando os limites de tempo.

Como escolher os livros para os bebês?
Até 3 anos
  1. Aproveite os títulos feitos em diferentes materiais: plástico, figuras em relevo, tecido etc.
  2. Ensine a importância de cuidar bem do material.
  3. Ofereça textos de gêneros variados e histórias apenas com imagens.
  4. Músicas, encenações e teatro de dedos e de sombras são recursos adicionais para atividades de leitura.
  5. Leia e releia cada obra várias vezes.

De 3 a 6 anos
  1. Selecione histórias com enredos e linguagem e mais complexos a cada sessão de leitura.
  2. Apresente histórias mais longas, em capítulos.
  3. Amplie as situações de leitura para além do prazer literário, mas também para pesquisar, estudar e se instruir (receitas e manuais).
  4. Promova a leitura em grupo, em voz alta e silenciosa.

Que tal montar uma bebeteca na sua escola
Este é objetivo principal desta postagem, que tal colocar em prática esta ideia? A melhor forma de fazer isto é ampliando o cantinho da leitura. Aí vão algumas dicas pra te ajudar:
  1. Muitas almofadas e edredons para forrar o chão deixam o ambiente aconchegante. 
  2. As estantes na altura dos pequenos são um convite irresistível à leitura. 
  3. Quem não tem oportunidade de ter os móveis adequados, pode improvisar poltronas com pneus coloridos e isopor grandes, estantes feitas com caixotes...
  4. Junte-se com outros educadores de sua escola e marque um dia de 'oficina de sucata'. Neste dia produza materiais pedagógicos de apoio para sua bebeteca como: fantoches e dedoches reciclados, livros em tamnho gigante com gravuras simples, feitos com papelão, tampas plásticas, feltro, tecido.
  5. Reunir-se com professores de Educação Infantil para discutir os lançamentos, o papel das imagens e a importância da leitura no desenvolvimento humano – tudo para encontrar títulos instigantes, sem lições de moral nem personagens estereotipados e com um final inusitado. 
  6. Pegar livros emprestados é uma maneira de ampliar as oportunidades de leitura e estabelecer uma convivência saudável entre pais e filhos.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Gelatina com bichinhos na Colher

Gelatina é uma ótima ideia pras crianças, além de ser super barato... E olha que legal a ideia que estou postando: se você enfeitar os cabinhos das colheres, além de se refrescar eles ainda vão poder brincar... Ótima dica para trabalhar na Primavera e Dia das Crianças!
.
Créditos: Revista Guia da Professora
Gostou? Veja também: Gelatina com dedoches!
Beijos a todos daqui do blog!

Dedoches feitos com tampas plásticas e EVA

Oi amigas... como já dissemos antes os fantoches e dedoches são uma peça muito importante para o aprendizado dos pequenos do maternal e creche. Mas como nem todo mundo tem condições de ter este importante material em sua sala, estou sempre postando novidade e ideias baratas...

A dica de hoje é: aprenda a fazer dedoches com tampas plásticas coloridas, bolinha de isopor e EVA. Vamos aprender? É bem fácil, confira aí mais esta dica para sua turma da educação infantil.
Como que faz?
Você vai precisar de tampas plásticas coloridas. Pode ser tampas de potes de toddy, vanish, ou outra de sua preferência. Fure buraquinhos nas tampas para colocar o dedinho do bebê. Para fazer o detalhe: Use uma bolinha de isopor cortada ao meio, encapada com EVA cor de pele. Para fazer isto, esquente o EVA com um ferro, molde sobre a bolinha e arremate nas costas. Depois é só fazer o rostinho com capricho e colar os cabelinho que pode ser feito com tiras de EVA ou lã.

DICA: Caso ache difícil fazer a carinha com bolinha, faça apenas colando uma figura de EVA ou papel. Ótima dica para fazer personagens para contar histórias.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

10 dicas para aprender a contar histórias para bebês

Os bebês e crianças pequenas gostam de ouvir histórias e prestam atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor. 
Por tais razões, atividades de leitura devem fazer parte da rotina de creches e de escolas de Educação Infantil. Mas o que ler para os bebês? E em quais momentos? Qual o tom de voz devo usar? Essas são algumas dúvidas que rondam a cabeça do educador de berçário e maternal. Vamos postar aqui algumas dicas pra te ajudar.
10 dicas para ajudar professores de berçário a contar histórias
O objetivo desta postagem é estimular o professor a ler para bebês e crianças pequenas, orientar sobre a escolha de textos, a pronúncia das palavras e os movimentos do corpo na atividade de contação de histórias para o berçário e o mini maternal.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Plano de aula - É dançando que se aprende!

O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. 
plano de aula para conhecer e valorizar as possibilidades do corpo

Esta é uma dica de atividade muito apropriada para se trabalhar no mês de agosto, por ocasião do folclore e tem por objetivo conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo e  comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos.

10 Dicas para aprender a contar histórias para bebês

Os bebês e crianças pequenas gostam de ouvir histórias e prestam atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor. Por tais razões, atividades de leitura devem fazer parte da rotina de creches e de escolas de Educação Infantil. Mas o que ler para os bebês? E em quais momentos? Qual o tom de voz devo usar? Essas são algumas dúvidas que rondam a cabeça do educador de berçário e maternal. Vamos postar aqui algumas dicas pra te ajudar.

Conheça nosso curso de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, clique aqui!

O objetivo desta postagem é estimular o professor a ler para bebês e crianças pequenas, orientar sobre a escolha de textos, a pronúncia das palavras e os movimentos do corpo na atividade de contação de histórias para o berçário e o mini maternal. 
10 dicas para ajudar professores de berçário a contar histórias


Ao ouvir as palavras durante a contação de história e tentar pronunciá-las, os bebês também desenvolvem sua linguagem, mesmo que ainda não saibam falar. Vamos começar nossa aventura? Pra começar, ao contar histórias para bebês, é importante tomar algumas medidas para que eles não se assustem e chorem...
  1. Usar tom de voz suave, evitando gritos ou alterações bruscas de voz.
  2. Nunca fale alta ou grite em momentos empolgantes da história para não assustar o bebê.
  3. Não fazer movimentos bruscos com o corpo.
  4. Utilizar canções suaves, como os acalantos.
  5. Se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.).
  6. Evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos.
  7. Associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir.
  8. Ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual.
  9. Toque a criança com carinho e cuidado.
  10. Use sempre histórias e contos pequenos. Uma boa dica são parlendas (aproveite o folclore). Aí vão algumas sugestões.
Rei e rainha
'Essa é a história do rei e da rainha Ela queria fazer um bolo, mas não tinha farinha.'

DICA: Ao contar este conto mínimo, faça os gestos da rainha batendo a massa de um bolo.

Cadê o toucinho?
Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Está no mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Está amassando o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha ciscou.
Cadê a galinha?
Está botando o ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Está rezando missa.
Onde é a missa?
Por aqui, por aqui
No altar.

DICA: Comece esta parlenda fazendo movimentos bem suaves na mãozinha da criança e vá subindo pelo braço. Na hora do "por aqui, por aqui, no altar", chega-se até a axila da criança fazendo cócegas nela.

Serra, serra
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô.
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô

Dica: Coloque a criança no colo e segure em seus bracinhos fazendo o movimento de vaivém da serra enquanto cantarola a parlenda.

Janela, janelinha
Janela, janelinha
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...

Dica: Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).

Dicas daqui.

Plano de aula para trabalhar texturas na creche

Objetivos 
- Explorar texturas de tintas e melecas. 
- Utilizar diferentes instrumentos para pintura. 

Ano
Creche. 

20 atividades para maternal, creche e berçário

Pra você que está sem opção, meio perdida em suas aulas para as crianças pequenas ou para você que quer inovar, não deixe de ler estas 20 dicas de atividades para maternal, a maioria delas realizadas com material de fácil acesso, recicláveis que todo mundo tem em casa.

01 - Música com materiais reciclados
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!

02 - Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.

03 - Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retângulo, etc. Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.

04 - Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima !
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papeizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima.

05 - Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.

06 - Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorzinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painel se trata.

07- Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Você poderá utilizar outros materiais para enche-la.

08 - Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.

09 - Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.

10 - Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo cante uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.

11 - Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel alumínio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se olhar no espelho.

12 - Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colocar nas colchas diversos balões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.

13 - Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.

14 - Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.

15 - Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.

16 - Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasguem ou para ser utilizada na confecção de papel machê – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.

17 - Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar . Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)

18 - Areia e cola
A areia pode ser muito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.

19 - Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.

20 - Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possível fazer um colarzinho! As maiorzinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.

Lembrancinha do dia dos pais para bebês

Olá!

A dica de hoje para o dia dos pais é pra quem trabalha com berçário, creche ou mini maternal... é a vez dos bebezinhos... que tal ajudar os pequeninos a fazer sua primeira obra de arte? O resultado será um lindo quadro de borboleta para dar de presente para o papai no seu dia!

Para fazer basta carimbar os pezinhos nas cores indicadas e depois carimbar duas vezes para fazer a borboleta. Escreva o nome de cada bebê e coloque em uma moldura. Se não tiver moldura você pode fazer uma com EVA, papelão, papel microondulado...
Que fofo! Não tenho os créditos da imagem, se for sua me avise com um recado.